sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Potencial Energético das Microalgas: eventos se multiplicam pelo Brasil

Um dos mais importantes apelos para a produção de biodiesel a partir de microalgas é que este tipo de cultivo não irá deslocar as tradicionais áreas de cultivo voltadas para a alimentação humana – uma das principais críticas dos que se opõem à produção de biodiesel a partir de plantas oleaginosas. Com efeito, é possível extrair mais óleo e de melhor qualidade de microalgas do que qualquer outra matéria-prima de origem vegetal usada na produção de biodiesel, como soja, girassol, mamona, etc. Outro fator vantajoso do cultivo de microalgas é que a mesma requer uma menor área de produção quando comparada a outras culturas.
No mês de julho estive em dois eventos que debateram o potencial das microalgas para a produção de biocombustíveis. O primeiro foi o 1° Seminário Microalgas promovido pela ALGAE Biotecnologia e pela UFSCar, realizado em São Paulo. O encontro reuniu pesquisadores nacionais e internacionais que abordaram temas como: “produção industrial de microalgas para biocombustíveis e sequestro de carbono”; “projetos de desenvolvimento tecnológico da Algae Biotecnologia”; “integração do cultivo de microalgas em usinas de açúcar e álcool”; “utilização de microalgas para tratamento de efluentes urbanos” e “análise de ciclo de vida na produção de biocombustíveis de microalgas”.
O segundo foi um grande evento que ocorreu na magnífica cidade histórica de Paraty-RJ (XIII Congresso Brasileiro de Ficologia – CBFic) promovido pela Sociedade Brasileira de Ficologia, no período de 19 a 23 de julho de 2010. Participei da mesa redonda que tinha como objetivo avaliar a realidade dos biocombustíveis de algas no Brasil. Quem pode ver as apresentações certamente não esperava ver tantos avanços tecnológicos obtidos por instituições brasileiras.... a destacar os trabalhos do Professores: Sérgio Lourenço (UFF); Paulo Cesar Abreu (FURG) e Jose Viriato Vargas – que proferiram excelentes palestras.
Muitos artigos interessantes foram apresentados, tais como o trabalho da pesquisadora Claudia Teixeira do Instituto Nacional de Tecnologia do MCT que demonstrou o potencial do extrato de sementes de moringa como agente floculante de microalgas para a produção de biodiesel”. Todos os resumos aprovados para o congresso podem ser baixados neste link: https://www.metaeventos.net/cbfic2010/
Grande Abraço a todos....

Um comentário:

  1. Bom dia Rafael,

    Parabéns pelo blog e por seu comprometimento com o desenvolvimento da tecnologia de aproveitamento do potencial energético das microalgas.

    Abraços

    Fábio de Farias Neves
    Laboratório de Cultivo de Algas (LCA)
    Laboratório de Camarões Marinhos (LCM)
    Departamento de Aquicultura
    Centro de Ciências Agrárias - UFSC
    Barra da Lagoa - Florianópolis - SC

    ResponderExcluir